Passeando pelo meu lar | Design de jogo



PT
Passeando pelo meu lar foi criado por estudantes do curso de Design Gráfico do Instituto Federal da Paraíba através do projeto “Criar e Cuidar” para estimular o desenvolvimento educacional de crianças, e, ao mesmo tempo, entender suas dinâmicas familiares de forma lúdica. Foi realizado na disciplina de Design, Sociedade e Cultura para o Projeto Cuidar (@cuidar.extensao), projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba com funcionamento no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que proporciona atendimentos de forma gratuita para crianças e adolescentes nas áreas de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia.

As crianças e adolescentes abraçadas pelo Projeto Cuidar são avaliadas pelos profissionais de cada segmento e atende por mês, uma média de 10 a 15 crianças e adolescentes, dentro da faixa etária de seis a dezesseis anos. O projeto tem como objetivo principal viabilizar um atendimento de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, levantando um perfil detalhado desses pequenos a partir de variados métodos de avaliação, e assim poder orientar de forma profissional os pais quanto às adaptações e cuidados com os seus filhos. A equipe Cuidar, acima de todo o processo técnico e avaliativo, visa trazer alegria para cada vida tocada pelo projeto.

EN
Walking around my home was created by students of the Graphic Design course at the Federal Institute of Paraíba through the project "Criar e Cuidar" to stimulate the educational development of children, and, at the same time, understand their family dynamics in a playful way. It was carried out in the Design, Society and Culture discipline for the Cuidar Project (@cuidar.extensao), an extension project of the Federal University of Paraíba operating at the Lauro Wanderley University Hospital, which provides free care for children and adolescents in the areas of psychology, psychopedagogy and speech therapy.

The children and adolescents embraced by Projeto Cuidar are evaluated by professionals in each segment and assist an average of 10 to 15 children and adolescents, within the age range of six to sixteen years old, per month. The main objective of the project is to provide quality care for children and adolescents in situations of social vulnerability, raising a detailed profile of these little ones based on various evaluation methods, and thus being able to provide professional guidance to parents regarding adaptations and care for your children. The Care team, above all the technical and evaluation process, aims to bring joy to every life touched by the project.




O design é ferramenta fundamental para a criação de soluções que possam atender necessidades e interesses sociais, como o desenvolvimento de materiais que auxiliem em processos educativos com diferentes estímulos à comunicação, intervenção e empoderamento de pacientes que necessitem desse tipo de assistência, como os do Projeto Cuidar. Esses materiais, desde a sua concepção, devem ser adequados à finalidade para a qual se destinam, possuindo um design eficiente.

Pensando nisso, analisamos o briefing feito com os profissionais do Projeto Cuidar, verificando seus principais objetivos, dificuldades, necessidades, ambiência e recursos, com a finalidade de entender quais os propósitos e a melhor forma de executar a construção do jogo. Posteriormente, os dados sobre o projeto e as informações do briefing foram examinadas conjuntamente, iniciando um estudo do projeto, para validar qual o melhor plano de ação.

A partir do formulário, pudemos identificar alguns pontos importantes para os profissionais que participam do projeto Cuidar. Um desses pontos foi a necessidade de um recurso ecológico que permitisse às crianças categorizar elementos para a análise de uma possível deficiência intelectual. Além disso, percebemos que o tema "família" foi mencionado com frequência nas respostas. Diante disso, decidimos unir essas duas necessidades e criar um jogo que atendesse a ambas, e assim surgiu o Passeando pelo meu lar, um jogo simples, divertido e com amplas possibilidades de descobertas para as crianças e os psicólogos que irão entrar em contato com ele no Hospital Universitário Lauro Wanderley.




Para compreender melhor como seria o desenho final, realizamos diversos esboços, tanto para as ilustrações das cartas quanto para as do tabuleiro e da tampa. Tais esboços foram importantes até para realizarmos alterações na dinâmica do jogo.

Para a paleta de cores, definimos que queríamos trazer uma paleta divertida e com muitas cores, visto que as crianças necessitam desse estímulo para uma maior interatividade e maior entretenimento. Para as ilustrações, também trouxemos as cores da paleta e uma diversidade de tons. Escolhemos o estilo cartoon para os personagens inseridos na caixa, e, além disso, visamos a todo momento uma ilustração simples e clara, para não gerar dúvidas ou confusões na mente da criança.

As tipografias foram escolhidas partindo do ponto de que deveriam funcionar bem em caixa alta (sugerido por uma das profissionais) e também serem dinâmicas e divertidas. Escolhemos uma tipografia principal que possui um peso maior, para chamar mais atenção, além de um desenho alegre de suas letras, com inclinações e variações de tamanho. A tipografia secundária também possui uma dinamicidade interessante e foi feita por crianças, o que facilita ainda mais o entendimento na leitura das cartas.



Obrigada!

Passeando pelo meu lar | Design de jogo
Published: